- Área: 2322 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Gijo Paul George
Descrição enviada pela equipe de projeto. Através de sua fachada de alvenaria, os apartamentos marcam o fundo das ruas de um bairro predominantemente habitado por expatriados de Salmiya, no Kuwait.
Uma torção rítmica simples, alcançada pela transposição dos vértices de cada lado de um eixo finito transmite dinamismo e drama para a fachada. Uma paleta muito contida de tijolo natural, de origem local e acabamento de concreto aparente enfatiza ainda mais o volume e dá ao edifício a sua personalidade única.
O desafio para os arquitetos era dar ao edifício uma identidade instantaneamente reconhecível, ao mesmo tempo respeitando um orçamento extremamente restritivo. Funcionalidade e facilidade de manutenção também eram importantes fatores. O edifício deve suportar o calor do verão e as ocasionais tempestades de poeira/areia.
Os revestimento de tijolos agem como uma proteção térmica eficaz, além de serem resistentes o suficiente. Juntamente com os acabamentos de concreto aparente, suportam o clima árido do deserto. As principais janelas são recuadas para evitar que os raios de sol entrem diretamente no ambiente e persianas de alumínio são utilizadas sempre que possível para reduzir o ganho de calor.
Estes pequenos gestos juntamente com a fachada rítmica faz com que o projeto se destaque entre as fileiras de conjuntos habitacionais na área.